segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entrevista com o Pr. Juanribe Pagliarin

A Paz do Senhor Jesus seja contigo, leitor(a)!
Resolvi postar esta entrevista aqui, visto que o Pastor Juanribe Pagliarin é considerado um dos maiores pregadores do Evangelho Genuíno (coisa difícil...), em nossa terra tupiniquim!
Sou grata a Deus pelo ministério dele (Mensagens de Paz & Vida e Ilustrações do Reino de Deus), pois sou fruto do mesmo.

*****

Em sua mais recente visita à Paraíba, o Presidente da Comunidade Cristã Paz e Vida, Pr. Juanribe Pagliarin, concedeu entrevista à TV Arapuã, no Programa Rede Verdade, líder de audiência local. Os apresentadores Anderson e Marconi se declararam ouvintes assíduos das Mensagens e Ilustrações do Pr. Juanribe.

Marcia Pinheiro


Rede Verdade: O senhor era um publicitário bem sucedido e largou esta carreira para se dedicar ao ministério como Pastor. O senhor se arrepende desta decisão?
Pr. Juanribe: Eu nasci sabendo desenhar. E o meu sonho era ser publicitário, trabalhar em área de criação. Então, eu fiz cursos, me preparei para ser publicitário. Comecei a trabalhar aos 14 anos na General Motors, em São Caetano do Sul, e ali eu fiz carreira. Mas meu sonho era trabalhar em propaganda. Então, aos 20 anos eu larguei um super emprego na GM, um futuro promissor, pois certamente eu chegaria à vice-presidência da GM no Brasil. Eu cresci muito lá, era o “queridinho” dos americanos. Mesmo assim, larguei o emprego na GM e fui trabalhar de graça numa empresa de propaganda, só para saber como era um estúdio. Eu fazia trabalhos pequenos. Meu pai pensou que eu havia enlouquecido. Mas eu sou assim, quando eu tenho uma meta, eu vou atrás dela. Foi duro, mas Deus me abençoou. Eu sou neto de Pastor, meu pai era Pastor. Eu me preparei para tudo na vida, menos para ser Pastor. Aliás, eu não queria sequer frequentar igreja, porque minha proposta de vida era outra.

Eu me converti aos 21 anos. Deus tinha um plano na minha vida. De fato, fui bem sucedido como publicitário; cheguei a diretor de arte, depois me tornei dono de um estúdio de propaganda e dono de agência de propaganda. No ano de 1982, eu morava em Manaus, Deus me deu a Comunidade Cristã Paz e Vida. Eu tinha um cliente na Zona Franca de Manaus e pensava sobre o que iria fazer da minha vida. Aí veio o nome Paz e Vida. Eu escrevi isso na prancheta e comecei a me perguntar: O que é isso? Acho que vou sair pregando por aí, o ministério Paz e Vida, ser um pregador itinerante. Aí veio na minha mente: Comunidade Cristã. Então, eu juntei os dois: Comunidade Cristã Paz e Vida e me toquei: isso é uma igreja. Deus está me dando uma igreja!

Eu cheguei para o meu cliente em Manaus, que era um judeu milionário, e falei: estou indo pra São Paulo e não volto mais, porque vou abrir uma igreja. Ele ficou espantado. E eu disse que queria expandir o Evangelho. Como judeu, ele disse: ‘Falar de Jesus, aquele enganador?’. Eu o repreendi. Comecei a dizer-lhe que Jesus é o Filho de Deus, sendo o próprio Deus. E fui embora pra São Paulo. Foi assim que nasceu a Paz e Vida, no ano de 1982. Hoje ela existe em todo o país; onde não há igreja tem a presença dos nossos programas de rádio. Só na Paraíba nós estamos há 7 anos.

Rede Verdade: O que o seu livro Jesus se diferencia dos demais?
Pr. Juanribe: Jesus foi a pessoa que mais foi tema de livros, filmes, peças de teatro, enfim, mesmo se Jesus não tivesse feito milagres, ainda assim ele teria sido a pessoa mais influente e intrigante que já viveu neste planeta. Muito se fala a respeito de Jesus, algumas coisas são verdadeiras, outras são fantasiosas e algumas até caluniosas. Jesus é assunto no mundo inteiro e a vida dele é extraordinária.

Teve um intelectual chamado H. G. Wells que não acreditava em Jesus Cristo. Então, ele resolveu que provaria que Jesus nunca existiu, que era tudo mentira, lenda, invenção dos apóstolos. Ele começou a pesquisar as únicas fontes confiáveis: os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas ele fez esse estudo com um olhar crítico, na tentativa de encontrar falhas. Porém, quando ele se aprofundou nesse estudo, lendo somente os textos das testemunhas da época, ao terminar o trabalho, ele estava de joelhos, com os cotovelos apoiados sobre a escrivaninha e as mãos unidas, chorando, pedindo perdão e entregando a vida para Jesus.

O H. G. Wells escreveu uma frase que, inclusive, está no livro Jesus, que diz: “Os quatro evangelistas, todos eles, dão-nos um retrato de uma personalidade muito bem definida, obrigando-nos a dizer: este homem existiu.”. Quem lê o Evangelho sente a presença de Jesus.

A primeira vez que eu li a Bíblia eu era criança, porque eu nasci num lar que incentivava a leitura da Palavra. Eu não entendia por que Mateus contava uma coisa, por que Marcos contava outra, por que Lucas contava outra, por que João contava outra? E quando eles contavam a mesma coisa, não era igual. Um dava mais detalhes, que faltavam para o outro. Na minha mente infantil, não entendia porquê eles não escreveram juntos sobre a vida de Jesus. Então, Deus colocou no meu coração o projeto de reunir os quatro relatos num só. Eu fiquei mais de 5 anos trabalhando nesse projeto. Tinha ocasiões em que eu dizia: isso e irreconciliável, deixa pra lá. Jesus curou um cego em Jericó, ou foram dois? Um fala que foi um, outro diz que foram dois. Eu chegava a ficar até cinco dias com o projeto parado, refletindo sobre coisas assim. Então, vinha a luz do Espírito Santo que dizia: “Juanribe, presta atenção, quando Jesus entrou em Jericó, Ele curou o cego Bartimeu. Os outros dois cegos Ele curou quando saiu de Jericó.”. Assim eu conseguia resolver estas pendências que pareciam insolúveis e fui colocando todos os textos entrelaçados, sem acrescentar nada à Palavra original, pois eu tenho muito temor a Deus. E cheguei a esta obra: A vida de Jesus, um relato completo. E coloquei tudo na provável ordem cronológica em que os fatos ocorreram.

O resultado é que você tem uma visão completa de cada momento da vida de Jesus, segundo os detalhes das testemunhas da época. Esse não é um livro de religião. Esse é um livro histórico. Este livro esteve entre os 10 mais vendidos do Brasil, segundo a World Best Sellers Books, que é uma entidade internacional que faz esta contagem de livros mais vendidos. Eu estou nessa pesquisa. Mas eu não quero ganhar dinheiro vendendo livro, mas sim almas. Então, decidi lançar um projeto em todo o país: Semana da cidade com Jesus. Todos os que comparecem ao evento numa das Sedes da Paz e Vida ganham o livro.

Rede Verdade: As Ilustrações do Pr. Pagliarin são interessantes pelo ponto de vista espiritual e da comunicação também. Como surgiu a ideia e como surgem as inspirações para renová-las?
Pr. Juanribe: Ela surgiu de maneira bem acidental. Um dia eu estava fazendo um programa de rádio ao vivo e veio uma história que eu lembrei e contei. Naquele dia havia na rádio um sonoplasta muito bom que deu “cor” à história. Então, combinei com ele de fazermos o mesmo no dia seguinte. Muitas histórias surgiram de conhecimento, porque leio muito.



Continue lendo **aqui**.

2 comentários :

  1. Gosto muito dele, adoro ouvi-lo. As vezes estamos dirigindo e ouvindo ele pregar É MUITO LEGAL!
    Concordo contigo Simone, este é um dos que ainda pregam o evangelho genuíno. Gostei da entrevista. Mana, tenha um ótima semana na presença do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei tão feliz, numa ocasião em que eu estava ouvindo uma ilustração e comecei a pensar muito em um professor que lecionava a minha faculdade. Ele gostava muito de dar texto com ilustrações. E, durante a ilustração eu pensava no professor não só por ele trabalhar daquela forma, mas o tempo todo eu tinha aquele voz me dizendo que eu precisava falar de Jesus para aquele professor, o quanto seria bom se ele falasse de Jesus para as outras pessoas , da mesma forma que ele dava seus textos em parabólas, por que ele fazia bem e imagina ele falando de Jesus. Mas, o professor nunca falou de Deus, e ainda era estrangeiro, e fiquei pensando como tocar neste assunto com ele.
    No dia da aula , ensaie muitas vezes prá tocar no assunto, por que aquela voz não parava de me incomodar: Fala com ele, diz que ele e
    é muito especial prá Jesus, que ele tem que pregar o evangelho,...
    Então, em um momento o professor sentou a minha frente e puxou um assunto e ai eu não perdi tempo fui falando... e ele ficou vermelho, quieto, prestando atenção no que eu dizia...
    Depois de tudo, ele abaixou a cabeça anotou algumas coisas no diario de chamada e quando termimou a aula e eu já estava sainda ele me chamou e disse: Que Deus te abençoe muito, sinta-se feliz por que Jesus te usou prá falar a verdade comigo. Sou filho de Pastor, fiz seminário e não quis seguir os planos de Deus na minha vida, mas de hoje em diante vou buscar
    Deus pra minha vida. Me Deu um beijo carinhoso.
    Fiquei irradiante, porque fui uma ferramenta que Jesus utilizou para falar ao coração daquele homem, que saiu lá do seu país, não aceitava os planos de Deus, e e, outro país como nosso Brasil, Jesus falou ao coração dele.
    Moral da estória, Jesus está em todos os lugares, e ele vai se fazer cumprir da maneira que deseja, e aonde estivermos.
    DEsculpe, o texto é mais um testemunho.
    Mas, admiro o trabalho do pastor e que o nosso Criador, possa continuar a utiliz-lo como mensageiro.
    Grande abraço
    Solange

    ResponderExcluir

Comente!
É sempre uma honra ter sua opinião escrita aqui. Lembrando sempre que este é um blog cristão, que preza por comportamento cristão. Se quiser criticar o que foi escrito, fique à vontade, mas se limite a discutir a ideia. Nada de ofensas pessoais, spams, xingamentos ou coisas do "velho homem".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...