Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mateus 4.10b).
O Senhor Jesus disse, em uma das passagens mais belas do Evangelho de João, que os verdadeiros adoradores adorariam ao Pai em espírito e em verdade, pois são estes os que o Pai procura (João 4.23-24). Estes versículos são muito lidos em nossas reuniões; várias canções foram compostas através destas frases. Mas será que nós, os que acreditamos ser adoradores de Deus, sabemos o que é adorar em espírito e em verdade? Ou melhor: nós sabemos o que estamos fazendo?
Precisamos tomar cuidado com o que se tem feito em nome da “adoração”. A quem esta é dirigida: para Deus ou para o ego humano? Entende-se, através das Escrituras Sagradas, que culto a Deus implica santidade (Hebreus 12.14), temor (Eclesiastes 5.1), reverência (Salmo 2.11), entre outros quesitos.
Um dos trechos que me chamam a atenção na Bíblia é onde Jesus diz que sua comida, ou seu alimento, é fazer a vontade dAquele que o enviou (João 4.31). Jesus adorava ao Pai com sua obediência irrestrita a Ele. Isso era o suficiente para alimentá-lo, sustentá-lo firme, em face do peso de sua missão. Jesus era detentor de todo o poder, haja vista ser filho de Deus; porém, “sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz” (Filipenses 2.6-8).
Isso é adorar. Isso é cultuar a Deus. Apresentar o que temos ao Senhor; que algo seria esse? Seriam os turbilhões de palavras que despejamos nas reuniões religiosas?
O que Deus requer é algo mais consistente – a obediência a Ele. Podemos ser falaciosos em nosso cantar ou dizer palavras semelhantes às dos cantores ou pastores que admiramos, sendo, assim, com o perdão da expressão, “macacos de imitação”.
Deus não nos fez para isso! Deus nos fez para adorá-Lo em espírito e em verdade – isso tem a ver com vida diária de oração, leitura da Bíblia, jejum e testemunho cristão.
Quer adorar a Deus em espírito e em verdade? Obedeça à Palavra dEle!
Renuncie-se a si mesmo e tome a sua cruz (Mateus 16.24), permita que Cristo viva em você (Gálatas 2.20), tenha uma fé sólida no Deus que você serve, para agradá-Lo (Hebreus 11.6).
Quer cantar? Cante, na hora da alegria (Tiago 5.13).
Cante também na dificuldade (Atos 16.25).
“Então, qualquer música serve, desde que seja para Deus?”, perguntam pessoas.
A Bíblia diz que não:
“Examinai tudo. Retende o bem” (I Tessalonicenses 5.21).
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Comente!
É sempre uma honra ter sua opinião escrita aqui. Lembrando sempre que este é um blog cristão, que preza por comportamento cristão. Se quiser criticar o que foi escrito, fique à vontade, mas se limite a discutir a ideia. Nada de ofensas pessoais, spams, xingamentos ou coisas do "velho homem".