sábado, 5 de fevereiro de 2011

Para evitar câncer, comece pelos boatos...

A Paz de Cristo a todos!
Depois de um pequeno momento de "abandono", este blog volta a ver sua autora, risos.
Estou aqui para postar um texto bem interessante sobre cuidados com a saúde, que encontrei no blog ComerBemCasa.

É sempre tirar dúvidas e ficar mais informado. A palavra “Câncer”, já é assustadora, então lendo este artigo achei importante repassar e dividir estas informações. São coisinhas que a gente ouve por ai e que fica receioso , preocupado, mas nem sempre verdadeiras, mas muitas das vêzes tiram nosso sono e nos deixam de cabeça quente.
 
Não raramente, atendo pacientes assustados após terem lido que “a radiação do telefone celular pode causar câncer no cérebro e vim aqui fazer um preventivo, né doutor?”. Respiro fundo, agradeço em silêncio o valor da consulta e respondo que a fórmula para o câncer é bem mais simples que isso: ela quase sempre inclui refeições cheias de calorias temperadas com cigarro, obesidade, falta de exercícios e consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Coloque tudo em uma panela sem acompanhamento médico por 10 anos, adicione uma pitada de tomografia e sirva ainda quente na unidade de quimioterapia mais próxima.
 
Alguém falou em telefones celulares? São as pequenas escolhas que você toma que farão a diferença. A maioria dos casos de câncer resulta de anos de maus-tratos ao seu próprio corpo e a última coisa que você precisa é esconder-se da verdade, acreditando em mitos e boatos que não adicionarão benefício algum à sua saúde. E será que você sabe identificar o que é mito e o que é notícia de verdade? Faça o teste abaixo e veja quantas respostas você é capaz de acertar:
  • O câncer e contagioso? Não é, mas, por mais incrível que possa parecer, é comum deparar com pessoas que evitam ter contato com familiares que estão sofrendo de câncer. Abraçar uma pessoa com câncer não fará você pegar a doença, mas é provável que a pessoa abraçada pegue seu carinho.
  •  Comer churrasco aumenta o risco para câncer? Substâncias presentes na carne de churrasco parecem aumentar o risco de câncer, mas as evidências não são conclusivas. De qualquer forma, é prudente reduzir o consumo de carne feita na brasa. Mas atenção: se você faz parte do meu clube e não deseja abrir mão de um bom churrasco, recomendo consumir boas quantidades de vegetais e frutas junto com a carne (ex.: brócolis, cenouras, batatas, mamão, manga). Estes alimentos reduzem a absorção das substâncias potencialmente cancerígenas.
  • Adoçantes causam câncer?: Em 1969, o ciclamato foi banido dos Estados Unidos acusado de aumentar o risco de câncer na bexiga. Pesquisas realizadas mais tarde não confirmaram esta suspeita, mas o mito já havia se espalhado. Atualmente, os adoçantes artificiais são considerados seguros e não estão associados a aumento do risco para câncer.
  • Viver em uma cidade polúida é mais arriscado que fumar um maço de cigarros por dia? Tenho muitos pacientes fumantes que adoram dizer isso no consultório: “De que adianta parar de fumar e continuar respirando esse ar poluído, doutor?”. Fique sabendo que o risco de câncer associado à poluição é 100 vezes menor que o risco trazido pelo cigarro. Largue este hábito maldito agora.
  • Equipamentos eletrônicos podem causar câncer? Não causam. Boatos sobre plásticos que liberam substâncias cancerígenas quando colocados no forno de microondas também são comuns. Pura bobagem. Acorde: o problema está na qualidade do que você come. Não culpe o plástico ou o forno de microondas.
  • Desodorantes causam câncer na mama? Desodorantes e antiperspirantes não causam câncer na mama. Fique à vontade para comunicar isso ao sujeito no ônibus de pé ao seu lado.
  • O uso regular de protegor solar diminui o risco de câncer de pele? Sim, diminui. Se você tem a pele clara, utilize um protetor com fator acima de 15. Aplique-o pelo menos 30 minutos antes de sair de casa, renovando a aplicação a cada 2 horas.

Dr. Alessandro Loiola é médico, escritor e palestrante. Autor de, entre outros livros, “Para Além da Juventude – Guia para uma Maturidade Saudável” (Editora Leitura). Fale com ele pelo e-mail aloiola@brpress.net

Um comentário :

  1. Olá Simone passando para dizer oi e te oferecer um selinho do blog amigo, passa lá no blog e pega tá!?Você é muito bem vinda, seu link já está lá em baixo do selinho é só copiar e colar..

    Shalom no vínculo daquele que nos chama para amar.

    ResponderExcluir

Comente!
É sempre uma honra ter sua opinião escrita aqui. Lembrando sempre que este é um blog cristão, que preza por comportamento cristão. Se quiser criticar o que foi escrito, fique à vontade, mas se limite a discutir a ideia. Nada de ofensas pessoais, spams, xingamentos ou coisas do "velho homem".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...